sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mnemosine Digital - Banco de Dados de Museologia e Patrimônio





o Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano (GEMPS/CNPq) convida aos colegas, parceiros intelectuais e alunos a visitarem o Mnemosine Digital - Banco de Dados sobre Museologia e Patrimônio, criado, registrado e mantido nos domínios do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no link: http://mnemosinedigital.wordpress.com/

Como instrumento de pesquisa tecnológica para Museologia e áreas afins, acondiciona mais de 300 textos em língua portuguesa (resumos, palavras-chaves, links, etc.) reunidos em um único lugar e divididos por área. Esperamos estar com mais de 400 trabalhos catalogados até o final de outubro e mais de 600 até dezembro desse ano. Temos como objetivo facilitar o acesso democrático e seguro (com referências de procedência dos textos relacionados) por pesquisadores e interessados no patrimônio cultural. Por isso, esse trabalho possui caráter de continuidade.
Solicitamos divulgação e interação. E caso desejem ver seus textos ou de outra autoria (e já disponibilizados online) incluídos no banco de dados nos enviem o link de acesso e realizaremos o processo.
Esse projeto contou com a participação de alunos bolsistas PIBITI e CNPq.
Em tempo, anunciamos que já se encontra em curso, também sob a condução do GEMPS/CNPq-UFS, o registro no CINTEC-UFS e financiamento de bolsas PIBITI-UFS; FAPITEC-SE e CNPq, o Véritas Mouseion - Dicionário Eletrônico de Termos Museológicos, bilíngüe (português/inglês) em seus verbetes.
*************************************************
O site da ANPUH Nacional já está divulgando o "Mnemosine Digital".

sábado, 2 de julho de 2011

Oficinas de Educação Patrimonial: UFS Campus Laranjeiras e cidade
















Durante a realização das oficinas ocorreu o compartilhamento dos espaços da universidade com a comunidade externa, a participação de eventos culturais como exposições museais e de artes na UFS,  oficinas teóricas e práticas, transmissão de conhecimentos para o manuseio de tecnologia da informação, economia da cultura, educação patrimonial, geografia do turismo, geografia da cultura, arqueologia histórica, artes, língua estrangeira (espanhol, inglês e italiano) para atendimento aos turistas. O aprendizado e manuseio das novas tecnologias aplicadas á cultura e economia da cultura (internet, blogs, sites) possibilitou a criação de instrumentos de multiplicação do conhecimento trocado entre os participantes.

Oficinas de Educação Patrimonial: UFS e Ponto de Cultura











O projeto Usos do Patrimônio em Laranjeiras : o Trapiche como Ecomuseu desenvolvido no âmbito do PIBIX-UFS (2010-2011), com convênio de cooperação PROEX-UFS/IPHAN-SE, Prefeitura Municipal de Laranjeiras (Secretaria de Cultura/Ponto de Cultura) e FAPITEC-SE teve como objetivo a realização de oficinas de educação patrimonial com grupos distintos de 20 pessoas em cada compostas por professores e alunos (da educação básica ao ensino médio) de escolas municipais e estaduais, agentes de turismo, agentes de transporte, funcionários públicos de instituições culturais (museus, bibliotecas e arquivos) e moradores de Laranjeiras-SE. As oficinas foram pensadas como a instituição de um espaço dinâmico para a troca de conhecimentos mútuos, onde questões relativas ao patrimônio cultural em Laranjeiras pudessem ser debatidas, informadas, questionadas e como resultado efetivo, cada público participante produzisse algum material colaborativo que o auxiliasse como um instrumento de difusão da conciência de preservação e apropriação cidadã dos bens culturais da cidade.
* O projeto se tornou a primeira atividade da UFS apoiada pelo Ponto de Cultura de Laranjeiras e pelo Iphan, localizado na Oficina Escola.

sábado, 18 de junho de 2011

Extensão em "Museologia e Patrimônio: pesquisando a memória"

































De março á junho de 2011 a disciplina de Fundamentos de História do Brasil e de Sergipe I ministrada pela Profa. Dra. Janaina Mello, do curso de graduação em Museologia realizou atividades curriculares de Extensão em "Museologia e Patrimônio: pesquisando a memória" em Aracaju (Galeria de exposições do SESC; IHGSE; Arquivo Público Municipal) e em Laranjeiras (igrejas, ruínas; praças; museus; forum; arquivo público) validadas pelo GEMPS/CNPq como curso de extensão com direito á certificado. As atividades extra-classe foram organizadas em parceria com a monitora da disciplina Estefanni Patrícia.