segunda-feira, 6 de julho de 2009

Apresentação

Imagem: Campus Laranjeiras reformado em 2009 pelo Projeto Monumenta - IPHAN


O GEMPS/CNPq – Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano surge da necessidade de instituir um espaço acadêmico de problematização e de discussão para incentivar e fundamentar reflexões e atividades de pesquisa e extensão sobre memória e patrimônio em Sergipe, com especial atenção ao município de Laranjeiras. Para isso, espera-se agregar professores e alunos da UFS interessados nessa perspectiva.

Objetivos:

* Pesquisar os espaços patrimoniais em Sergipe, com ênfase em Laranjeiras;

* Identificar as relações entre memória e esquecimento no espaço sergipano;

* Instituir um acervo de fontes orais, via entrevistas com cidadãos e cidadãs sergipanos;

* Realizar Jornadas Científicas temáticas anuais para divulgação das pesquisas;

* Promover atividades de extensão junto à comunidade acadêmica e além muros institucionais;

* Divulgar o resultado das pesquisas em eventos internos, externos e revistas científicas;

* Criar, organizar e manter um site dedicado às atividades do GEMPS;

* Apoiar e participar de atividades culturais e museológicas;

* Produzir material técnico-educacional relacionado às atividades do GEMPS (Dvd’s, Cd-rom’s, cartilhas, livros, mapas históricos).

Metodologia:

O GEMPS adotará como metodologia de trabalho uma postura interdisciplinar que busque nas ciências humanas e sociais estabelecer um debate crítico a respeito das relações entre memória e patrimônio sergipano.

Para isso é de suma importância o diálogo entre a museologia, a história, a antropologia, a arqueologia, a arquitetura, a filosofia e a sociologia. Contato esse realizado através de leituras, produção de textos para artigos e apresentação de comunicações em seminários, congressos, colóquios e demais eventos correlatos à temática.


Linhas de Pesquisa:

1. História e Patrimônio material e imaterial em Sergipe
Responsável: Prof. Doutorando Samuel Barros de Albuquerque Medeiros (NMS-UFS), Profa. Dra. Janaina Cardoso de Mello (NMS-UFS)Profa. Anne Caroline da Cunha Vieira, Prof. Ms. Luís Siqueira e Profa. Ms. Verônica Maria Meneses Nunes (NMS-UFS/MUHSE)
.
A linha dedica-se aos estudos da história e da museologia em relação ao patrimônio material e imaterial em Sergipe.
.
2. Cultura e Memória do Poder Judiciário em Sergipe
Responsável: Profa. Dra. Janaina Cardoso de Mello (NMS-UFS) e Prof. Rafael Santa Rosa (MPJ-SE)
.
A linha dedica-se ao estudo e pesquisa das relações entre a sociedade civil e a democratização da cidadania através do Poder Judiciário em Sergipe, tendo como lugar de memória o Memorial do Poder Judiciário em Aracaju.
.
3. História, Museus e Acessibilidade em Sergipe.
Responsável: Profa. Doutoranda Cristina de Almeida Valença (NMS-UFS)
.
Essa linha tem como objetivo principal compreender os desafios da inclusão social nos museus analisando as principais políticas públicas, reformas e legislações sobre acessibilidade. Com o intuito de não só entender a deficiência em seu contexto, mas de propor estratégias que visualizem ações que possam estabelecer meios de aproximação das pessoas com deficiência dos espaços patrimoniais, da memória e da cultura sergipana.

Um comentário:

  1. Olá, muito interessante este grupo de estudos e pesquisa, eu já tenho alguma experiência em um grupo de pesquisa similar DPCS - Defensores do Patrimônio Cultural Sergipano, mas gostaria muito de ingressar no GEMPS, e interessei-me especialmente na linha de pesquisa: História e Patrimônio material e imaterial em Sergipe. De que maneira posso ingressar neste grupo?
    Kleckstane Farias - Graduação em História (UFS)

    ResponderExcluir